22 de novembro de 2008

Wikiii com problemas

Gente a Wikipédia está em apuros... sua meta pelo menos aqui no Brasil é de $6,000,000, no qual essa barrinha mal informa, vamos ajudá-la gente entrem em http://www.wikipedia.org/ para uma vizualização melhor...
Um pouco sobre a mesma...
Wikipédia é uma enciclopédia multilíngüe online livre, colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. Por ser livre, entende-se que qualquer artigo dessa obra pode ser transcrito, modificado e ampliado, desde que preservados os direitos de cópia e modificações, visto que o conteúdo da Wikipédia está sob a licença GNU/FDL (ou GFDL). Criada em 15 de Janeiro de 2001, baseia-se no sistema wiki (do havaiano wiki-wiki = "rápido", "veloz", "célere"). O modelo wiki é uma rede de páginas web contendo as mais diversas informações, que podem ser modificadas e ampliadas por qualquer pessoa através de navegadores comuns, tais como o Internet Explorer, Mozilla Firefox, Netscape, Opera, Safari, ou outro qualquer programa capaz de ler páginas em HTML e imagens. Este é o fator que distingue a Wikipédia de todas as outras enciclopédias: qualquer pessoa com acesso à Internet pode modificar qualquer artigo, e cada leitor é potencial colaborador do projeto. A enciclopédia sem fins lucrativos, é gerida e operada pela Wikimedia Foundation. Está disponível em 257 idiomas ou dialetos com um total de 7,5 milhões de artigos, dos quais 2,1 milhões de artigos são referentes à versão em língua inglesa (dados de 11 de Dezembro de 2007) e 440 764 artigos na versão em língua portuguesa (dados de 21 de Novembro de 2008). O número total de páginas ronda os 24 milhões e inclui imagens, páginas de usuários, páginas de discussão, categorias, predefinições, páginas de gestão dos projectos, etc. A versão alemã distribui-se também em DVD-ROM. Propõem-se, ainda, as idéias na versão anglófona, além de uma edição impressa. Desde seu início, a Wikipédia tem aumentado firmemente sua popularidade, e seu sucesso tem feito surgir outros projetos irmãos. Segundo o Alexa, a wikipédia está entre os quinze websites mais visitados no mundo. A popularidade também deve-se ao fato de muitas das páginas terem sido ou copiadas ou "forkiadas". Nas palavras do co-fundador Jimmy Wales, a Wikipédia é "um esforço para criar e distribuir uma enciclopédia livre e em diversos idiomas da mais elevada qualidade possível a cada pessoa do planeta, em sua própria língua".
Contudo, o fato de qualquer um, especialista ou não, poder editar o conteúdo da Wikipédia tem gerado controvérsias. Algumas revistas e/ou enciclopédias rivais, tais como Encarta e Encyclopædia Britannica, têm criticado os artigos contidos na Wikipédia, que afirmam serem abordados de tal forma que condigam com a opinião da maioria e não com os fatos.
Seu acervo virtual, como a enciclopédia mais abrangente do planeta, "compete com o da Biblioteca do Congresso norte-americano, a segunda maior do mundo, com mais de 29 milhões de livros". Wikipédia iniciou com 5,1 mil palavras, número que subiu, em janeiro de 2006, para mais de 720 milhões; o número de imagens, no mesmo mês, também é significativo: mais de 1 milhão; "... a Wikipédia já é o exemplo de wiki mais bem-sucedido da História. Se explorado comercialmente, valeria milhões de dólares."; "... a Wikipédia desafia o modo convencional de lidar com propriedade intelectual, pois não há qualquer cobrança de direito autoral. Informação não tem dono, dizem os arautos dos novos tempos." No modelo wiki, a História é narrada não só por renomados especialistas, mas também por anônimos (especialistas ou não) que, contudo, diariamente vivenciam os acontecimentos; Em conclusão, em sua fase inicial, muitos não acreditaram no sucesso da Wikipédia. Segundo o professor Imre Simon, do Instituto de Matemática e Estatística da USP, "Quando foi lançada, muita gente pensou que a iniciativa não duraria quinze minutos." Mas o sucesso irrefutável da obra provou exatamente o contrário; Seu êxito foi tão intenso, que Jimmy Wales pretende lançar uma versão da Wikipédia em CD-ROM, revista por especialistas;
O modelo wiki tem sido usado, não somente no meio editorial, mas também no de várias empresas e instituições de ensino, por imprimir agilidade e uniformidade em projetos que demandam participações de várias pessoas. Os acompanhamentos dos debates, já que ocorrem em apenas um espaço ou documento, acontecem em tempo real, e, o que não é menos importante, impossibilita a perda de dados. Devido à facilidade proporcionada pela Internet, às vezes um projeto chega a contar com a participação, paga e/ou voluntária, em centenas de países. Tal eficiência condiz com o objetivo inicial da Internet: reunir, de forma ágil, informações provenientes de inúmeros acadêmicos presentes em universidades situadas em localidades geográficas diferentes. Dinamismo que é gerador de conhecimento e de riqueza, cujas conseqüências (do ponto de vista econômico) são ainda imprevisíveis. O vigor do modelo colaboracionista na Internet (ver Web 2.0) demonstra-se pelo surgimento do software livre, magistralmente representado pelo sistema GNU/Linux, criado pelo finlandês Linus Torvalds, e pelo projeto GNU.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails